sexta-feira, 12 de junho de 2015

AVIVAMENTO, SUA ORIGEM

AVIVAMENTO 

CONCEITO

Na etimologia a palavra avivamento vem de avivar que no Latim VIVUS, “vivo, rápido”. Seguindo este conceito da etimologia podemos afirma que o avivamento é a forma mais rápida que se pode trazer novamente a vida espiritual. Na lição passada aprendemos que a graça é um favor imerecido; que pela graça fomos resgatado da morte em Cristo Jesus, vimos Deus trabalhando para o homem ser salvo e na lição AVIVAMENTO, SUA ORIGEM vemos mais uma vez a graça do nosso Salvador, a obra do amor incondicional e ilimitado do Criador agindo. Com o que aprendemos na lição passada podemos começar esta lição afirmando que tanto a graça quanto o avivamento é Deus trabalhando para o homem, a graça e o avivamento têm a mesma natureza, elas estão ligadas a gloria de Deus, elas são benção, bondade e socorro de Deus, a graça e o avivamento é o amor de Deus vindo para cumprir algo aos caídos, perdidos e que padecem. A diferença é que a graça é um favor que não merecemos e o avivamento é um favor merecido, ou seja, condicionado.

CONDIÇÃO

 No livro de Gêneses Capitulo 4, versículo 26 é a primeira menção que temos na bíblia sobre a oração; a oração significa buscar de todo o coração a Deus, crendo que Ele é “galardoador dos que o buscam”(Hb. 11:6), isto quer dizer que Ele responde às nossas orações e nos atende com sua bondade e misericórdia. A oração abre portas para o ruah (sopro de Deus), Espírito Santo (Lc. 3:21-22). O dicionário teológico O Deus Cristão, destaca que uma das características do ruah de Deus é a capacidade de transformar e renovar, foi o que aconteceu com Sete, filho de Adão e Eva, ele teve Enos, homem que abriu a porta para o ruah de Deus entra e transformar não só a sua vida, mas a vida de seus descendentes (Gn. 5:9; 5:21-24; 5:29). Enos fazia uma oração tão sincera, tão forte e tão intensa que a partir dele, muitos começaram a buscar a presença de Deus (Gn. 4:26) dando inicio a um arrependimento profundo, uma renovação sobrenatural e uma renovação geral da “igreja local”, dando inicio a um verdadeiro avivamento.

 AVIVALISTAS/ AVIVACIONISTA

 É a característica daquela pessoa que Deus escolhe para transformar e renovar; assim levar a igreja, a cidade, a sociedade em um todo ao arrependimento genuíno em Cristo Jesus. Este nome foi dado por falta de um termo melhor e mais apropriado, o importante é saber que o avivalista ou avivacionista não são geradores do avivamento, eles são usados pelo Espírito santo para:

      ·         Abrir a porta para a renovação;
      ·         Ser portador da tocha do avivamento.

Essas são as duas funções do avivalista, por que o verdadeiro avivamento não nasce do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade homem, mas de Deus (Jo 1:13). Na bíblia encontramos diversos avivalistas e uma característica fundamental para ser um avivalista é ser obediente a Deus e aos seus mandamentos, Noé foi um avivalista, porque ele foi obediente ao senhor (Hb. 11:7), ele escolheu viver próximo a Deus (Gn. 6:9) Noé pode não ter conseguido transformar a sociedade em que vivia antes do dilúvio, mas com certeza a sociedade pós dilúvio foi transformada por Noé. Através da cronologia da vida de Noé podemos afirma que ele viveu por mais 350 anos depois do dilúvio, sendo assim Noé conviveu com Abraão por 58 anos, dos 10 anos aos 49 anos (Gn. 9:29; 10:25-29; 11:19-31)Abraão é o maior exemplo que Noé foi um avivalista. Um avivalista não tem vida fácil, eles devem disciplinar a sua própria vida, fugindo das coisas que não convêm, e seguindo as que o tornam útil para serviço na casa de Deus (II Tm 2:20-23). Com a sua própria vida em ordem, o avivalista então deve exortar a outros, lhes ensinando a pura palavra de Deus com a esperança de que sejam convencidos a se arrepender e parar de servir o diabo (II Tm 2:24-26).

REFLEXÃO

Avivamento é o Espírito Santo enchendo um corpo que estava preste a se tornar um cadáver Espiritual.

No ano de 605 a.C. Nabucodonosor, governante mais poderoso do mundo antigo conquistou Judá e colocou toda aquela geração sob o poder de uma cultura estranha, cultura babilônica. Babilônia dominou totalmente o coração, a mente, a vida e a adoração da maioria daquela geração. Mas, como já vimos que avivalista é aquele que Deus escolhe para transformar e renovar, Daniel, Hananias, Misael e Azarias foram escolhidos por Deus e serviram de testemunho de que Deus escolhe crianças, adultos ou velhos para serem usados por Ele como portadores da tocha do fogo do avivamento. Daniel tinha 14 anos de idade quando foi levado a força de sua casa para terra estranha junto com mais três jovens (Dn. 1:1-6), mas nem por isso eles permitiram ser influenciados. Uma pessoa que deseja buscar atenção de Deus para o avivamento é preciso em primeiro lugar não ser influenciado por divindades ocultas da babilônia (Dn. 1:8).

 EMPECILHO

Já sabemos que a condição para chamar atenção de Deus para o avivamento é uma oração sincera, forte e intensa, agora vamos saber o que impedi o avivamento. A Babilônia dês de Gêneses até os nossos dias tem como objetivo frustrar os planos de Deus. Em Apocalipse 17 João descreve a visão em duas partes, A primeira parte fala de uma mulher identificada como Babilônia, simbolizando uma cidade de extrema riqueza que controla “povos, e multidões, e nações e línguas” (Ap 17.15). a Babilônia através dos desejos da humanidade em “...ouro, e pedras preciosas, e pérolas ” tem contaminado multidões, inclusive cristãos com suas “... abominações ” de maneira suave, sutil, gradativamente e intencionalmente ela acaba impedindo o aparecimento de avivalista genuíno e autentico. Quando falamos de empecilho para o avivamento, Deus nos faz lembrar do profeta Jonas, um avivalista relutante que por causa do seu status quis obedecer ao Deus do avivamento por parte. Jonas ao invés de obedecer 100% a Deus ele decide obedecer parcialmente e ao invés de fazer uma viagem curta faz uma viagem de 3.000km.

       ·        Por que o avivalista Jonas não quis obedecer 100% ao Deus do avivamento?
       ·         A Resposta é que alem de profeta Jonas era estadista (II Rs. 14:25).

Quando Deus manda que Jonas vá a Nínive, Jonas se vê em situação difícil, por ser um homem de confiança do seu reino, ele temia ser considerado traidor, pois aquela cidade que era inimiga de Israel (Jn. 4:1-2). Mas o que Deus ordena é para ser cumprido 100% e assim foi feito e acontece o maior avivamento registrado na bíblia, a cidade de Nínive tinha aproximadamente 600 mil habitantes, que por determinação do seu líder oraram fortemente e intensamente (Jn.3:8), e o que acontece quando se faz uma oração forte e intensa, atenção do Deus do avivamento é chamada e por consequência o vento do avivamento é derramado e vida é trazida novamente (Jn. 3:10), foi o que aconteceu com a cidade de Nínive. A chama do avivamento permaneceu em Nínive por 200 anos até a data de 606 a.C.

SUBSÍDIO

ESTADISTA é um conselheiro político, segundo Aristóteles o que o estadista mais anseia por produzir é um caráter moral nos seus concidadãos, particularmente uma disposição para a virtude e para a prática de ações virtuosas.

Mesmo sendo Jonas um estadista, profeta ou ate mesmo um avivalista, ele era servo. Todos os servos têm por dever obedecer ao seu senhor! Hoje em pleno período da graça, não conseguimos obedecer 100% ao nosso Senhor que tudo fez e tudo faz (Ec 3:1/ II Co 5:11-15).

CONCLUSÃO

O avivamento é obra de Deus, é a gloria de Deus. E por isso não podemos dizer nem a hora e nem o lugar que ela virar, nem se vira através de uma criança, jovem ou velho e nem o status da pessoa, pobre ou rica importará para Deus, o que importa é que esta pessoa esteja em oração sincera, forte e intensa e esteja de baixo da obediência de Deus e dos seus lideres, esses são os fatores principais para atraírem a atenção de Deus e quando Deus volta a sua atenção para um povo alguma coisa acontece e não existe empecilho que possa impedir esse acontecimento, que traz transformação, renovação, cura e vida. Quando Deus quer não há quem possa impedir e quem tentar impedir sofrera sérias conseqüências sobre si e sobre quem se associar a ele. Por tanto o avivamento é uma forma de Deus elevar a sua criação ao nível mais alto e quando colocamos Deus em primeiro lugar e ousamos em crer no sobre natural divino o extraordinário de Deus acontece e a transformação de uma multidão é de imediato, o Deus que engrandeceu Daniel, Hananias, Misael, Azarias, Jonas e muitos outros avivalistas é o mesmo hoje, Ele é imutável e constante e esta pronto para encher, aquele que for aprovado, do Seu ruah. Deus quer mostrar mais uma vez para o mundo o que significa realmente viver, e para isso o Senhor ta procurando obreiros aprovados.

REFLEXÃO

Reavivamento é renovada convicção de pecado e arrependimento, seguida de um intenso desejo de viver em obediência a Deus.




Um comentário:

  1. E,se Deus nosso Senhor quizer me usar para um avivamento local ou nacional;Como identificar plenamente essa vontade?Muito obrigado e que Deus nosso Senhor o abençoe em nome de Cristo Jesus nosso Senhor,o Santo Filho de Deus vivo...

    ResponderExcluir